Por Angelo Bucci
Clínica de Psicologia (texto fornecido pelos autores)
A obra tem como finalidade acolher as atividades clínicas e de estudo de dois psicólogos em Orlândia, uma pequena cidade no interior do Estado de São Paulo.
Fotografia: Nelson Kon
Dois consultórios no andar superior, biblioteca e sala de estudos no andar inferior, juntos, formam os principais elementos do programa. Os demais itens de apoio foram dispostos ao longo da galeria de circulação com fechamento de madeira – livre de vidros como um terraço – que é o elemento estruturador do conjunto.
Fotografia: Nelson Kon
A idéia desse projeto é ocupar-se do que está entre a rua e o interior do edifício. A implantação dos andares em meio nível em relação a rua, a escada externa, a ponte de acesso, a galeria com circulação contínua até o nível inferior, o pátio rebaixado e a rampa fazem a transição entre a rua e os consultórios, abrigados dentro das paredes de pedra.
Fotografia: Nelson Kon
A construção foi organizada em quatro etapas básicas de trabalho: estrutura de concreto armado, paredes de pedra, painéis de madeira e vidros temperados.
Os materiais de acabamento são a expressão direta desses quatro elementos: concreto armado, grandes blocos de pedra da região, madeira de reflorestamento tratada e vidros livres de marcos.
Planta Térreo + Primeiro Pavimento + Corte Transversal e Longitudinal
projeto executivo
EXECUTIVO COMPLETO
15 pranchas (pdf).
1,71mb
ficha técnica
Local: Orlândia, SP
Ano de projeto: 1995
Ano de conclusão: 1998
Área do terreno: 300 m²
Área do projeto: 180 m²
Arquitetura: Angelo Bucci
Cliente: Luciano Bonfante
Estruturas: Engenheiro Fábio Oyamada
Construção: Paulo Balugoli
Fotos: Nelson Kon
galeria
colaboração editorial
Isabela Gomide
deseja citar esse post?
BUCCI, Angelo. “Clínica de Psicologia”. MDC: Mínimo Denominador Comum, Belo Horizonte, s.n., jun-2024. Disponível em //www.puntoni.28ers.com/2024/06/17/clinica-de-psicologia. Acesso em: [incluir data do acesso].